terça-feira, 4 de outubro de 2011

ALIMENTOS IGUAIS, NOMES DIFERENTES!

Mais uma pesquisinha via net pra vocês!

Sabem que muitas vezes os mesmos alimentos, em determinadas regiões do país, tem nomes diferentes. E para quem nunca ouviu, acha que nem mesmo conhece o alimento, e quando vai ver...é um alimento comum para si.

Mandioca, macaxeira e aipim.

No sul e sudeste é conhecido como mandioca.
No norte e nordeste como macaxeira ou aipim.

Tangerina, bergamota e mexerica.

No sul do país é conhecida como bergamota.
No sudeste e nordeste como mexerica ou tangerina.
Em Curitiba é conhecida como mimosa (é fruta ou vaca?rs).

Fruta do conde, ata e pinha.

No sul e sudeste é conhecida como fruta do conde.
No nordeste como pinha e em alguns estados do nordeste também como ata.

Mandioquinha, batata baroa e batata salsa.

Os paranaenses a chamam por batata salsa.
Os cariocas por batata baroa.
Os paulistas por mandioquinha.

Pão francês, cacetinho e pão de sal.

Os paulistas conhecem por pãozinho ou pão francês.
Já no litoral (Santos) é conhecido por média.
Este pão tão consumido no café da manhã é conhecido por muitos nomes: cacetinho, pão de trigo, pão de sal, carioquinha, careca, pão d'água...

Lanche, merenda e quitanda.

É conhecida como lanche, chá da tarde ou também merenda quando fazemos uma refeição no meio da tarde...com bolos, frios, pães, chá, café, sucos, etc.
Já em Minas Gerais é conhecido como quitanda.
A primeira vez que ouvi "vamos fazer uma quitanda", achei que íamos comprar legumes e verduras no varejão...rsrsrs, porque aliás, quitanda também é conhecida como varejão, mas neste caso é o lugar onde vendem legumes, verduras, frutas, etc...

Vai entender né!?rs

0 comentários:

Postar um comentário